1 de outubro de 2010

Rainer Maria Rilke - Frases





“Recuso os sonhos que te ignoram e os desejos que não possas despertar. Não quero fazer um gesto que não te louve, nem cuidar uma flor que não te enfeite; não quero saudar as aves que ignorem o caminho da tua janela, nem beber em ribeiros que não tenham acolhido o teu reflexo. Não quero visitar países que os teus sonhos não tenham percorrido como taumaturgos vindos de fora, nem habitar cabanas que não tenham abrigado o teu repouso. Nada quero saber de quem te precedeu em meus dias, nem dos seres que aí permanecem.”          (Rilke a Lou Andreas-Salomé)

“Quem nunca passou pela angustiosa espera diante do sombrio palco do próprio coração?”

“...Mas a sua solidão há de dar-lhe, mesmo entre condições muito hostis, amparo e lar, e partindo dela encontrará todos os caminhos.”

"Não busque por enquanto respostas que não lhe podem ser dadas, porque não as poderia viver. Pois trata-se precisamente de viver tudo. Viva por enquanto as perguntas. Talvez depois, aos poucos, sem que o perceba, num dia longíquo, consiga viver a resposta. Eduque-se para isto, mas aceite o que viver com toda confiança."

"Minha alma talvez seja reta e boa; Mas meu coração, meu sangue secreto tudo isso que me dói, não a consegue manter ereta."

"...O que se torna preciso é, no entanto, isto: solidão, uma grande solidão interior. Entrar em si mesmo, não encontrar ninguém durante horas - eis o que se deve saber alcançar"

Quando não há caminhos traçados nós voamos”.

"Se és o sonhador, sou teu sonho. Mas, se queres acordar, sou tua vontade."

"Um dia, daqui a muitos anos, tu compreenderás completamente o que és pra mim." (Carta a Lou Salomé datada em 8 de junho de 1899).

" Sem paz, sem amor, sem teto, caminho pela vida afora. Tudo aquilo em que ponho afeto fica mais rico e me devora."

"O amor é uma ocasião sublime para o indivíduo amadurecer, tornar-se algo por si mesmo, tornar-se um mundo para si, por causa de um outro ser: é uma grande e ilimitada exigência que se lhe faz, uma escolha e um chamado para longe."


 “Quem nunca esteve sentado, cheio de medo, diante da cortina do seu coração?”

Tapa-me os olhos: ainda posso ver-te

Tapa-me os ouvidos: ainda posso ouvir-te

E mesmo sem pés posso ir para tí

E mesmo sem boca posso invocar-te.

Arranca-me os braços: ainda posso apertar-te

Com meu coração como com a minha mão

Arranca-me o coração: e meu cérebro palpitará

e mesmo se me puseres fogo ao cérebro

Ainda ei de levar-te em meu sangue.

2 comentários:

SPH disse...

Escolheu muito bem as frases dos pensamentos de Rainer Maria Rilke.
Fiquei bem impressionado. Continue!

SPH disse...

Escolheu muito bem as frases dos pensamentos de Rainer Maria Rilke.
Fiquei bem impressionado. Continue!