1 de outubro de 2010

Rainer Maria Rilke - Frases





“Recuso os sonhos que te ignoram e os desejos que não possas despertar. Não quero fazer um gesto que não te louve, nem cuidar uma flor que não te enfeite; não quero saudar as aves que ignorem o caminho da tua janela, nem beber em ribeiros que não tenham acolhido o teu reflexo. Não quero visitar países que os teus sonhos não tenham percorrido como taumaturgos vindos de fora, nem habitar cabanas que não tenham abrigado o teu repouso. Nada quero saber de quem te precedeu em meus dias, nem dos seres que aí permanecem.”          (Rilke a Lou Andreas-Salomé)

“Quem nunca passou pela angustiosa espera diante do sombrio palco do próprio coração?”

“...Mas a sua solidão há de dar-lhe, mesmo entre condições muito hostis, amparo e lar, e partindo dela encontrará todos os caminhos.”

"Não busque por enquanto respostas que não lhe podem ser dadas, porque não as poderia viver. Pois trata-se precisamente de viver tudo. Viva por enquanto as perguntas. Talvez depois, aos poucos, sem que o perceba, num dia longíquo, consiga viver a resposta. Eduque-se para isto, mas aceite o que viver com toda confiança."

"Minha alma talvez seja reta e boa; Mas meu coração, meu sangue secreto tudo isso que me dói, não a consegue manter ereta."

"...O que se torna preciso é, no entanto, isto: solidão, uma grande solidão interior. Entrar em si mesmo, não encontrar ninguém durante horas - eis o que se deve saber alcançar"

Quando não há caminhos traçados nós voamos”.

"Se és o sonhador, sou teu sonho. Mas, se queres acordar, sou tua vontade."

"Um dia, daqui a muitos anos, tu compreenderás completamente o que és pra mim." (Carta a Lou Salomé datada em 8 de junho de 1899).

" Sem paz, sem amor, sem teto, caminho pela vida afora. Tudo aquilo em que ponho afeto fica mais rico e me devora."

"O amor é uma ocasião sublime para o indivíduo amadurecer, tornar-se algo por si mesmo, tornar-se um mundo para si, por causa de um outro ser: é uma grande e ilimitada exigência que se lhe faz, uma escolha e um chamado para longe."


 “Quem nunca esteve sentado, cheio de medo, diante da cortina do seu coração?”

Tapa-me os olhos: ainda posso ver-te

Tapa-me os ouvidos: ainda posso ouvir-te

E mesmo sem pés posso ir para tí

E mesmo sem boca posso invocar-te.

Arranca-me os braços: ainda posso apertar-te

Com meu coração como com a minha mão

Arranca-me o coração: e meu cérebro palpitará

e mesmo se me puseres fogo ao cérebro

Ainda ei de levar-te em meu sangue.

2 comentários:

. disse...

Escolheu muito bem as frases dos pensamentos de Rainer Maria Rilke.
Fiquei bem impressionado. Continue!

. disse...

Escolheu muito bem as frases dos pensamentos de Rainer Maria Rilke.
Fiquei bem impressionado. Continue!